sábado, 15 de agosto de 2009

Novos títulos nos escaparates


Senhora Oráculo, Margaret Atwood

Originalmente publicado em 1976, o terceiro romance da escritora canadiana Margaret Atwood conhece agora uma nova edição portuguesa sob a alçada da Bertrand (a anterior versão é de 1993, pelo Círculo de Leitores), com o título Senhora Oráculo. Uma história de reinvenção, duplicidade, memória e redenção arquitectada por uma escritora fulgurante, vencedora do Booker Prize em 2000 e eterna candidata ao Nobel da Literatura.


Um Mundo Sem Regras, Amin Maalouf


Merecedor de destaque é também este ensaio do escritor e repórter libanês Amin Maalouf. Depois de Identidades Assassinas (1998), em que previu que a afirmação violenta das identidades religiosas, políticas e culturais traria consequências trágicas a um mundo em viragem de século, Maalouf alerta para as principais linhas de desregramento que estão a conduzir a humanidade a um vórtice. Desregramento, mais uma vez, intelectual, em que as afirmações identitárias são um entrave à colaboração entre civilizações; desregramento económico e financeiro, tendo as consequências com que agora o mundo se depara; e, por fim, desregramento climático, com o planeta em mudança, exigindo novos comportamentos e sensibilidades.

Maalouf deixa, apesar da análise devastadora, sugestões para a mudança e, sobretudo, aponta o momento histórico em que vivemos como uma possibilidade de evolução da humanidade, pela primeira vez unida na consciência de um destino comum.
Um Mundo Sem Regras é editado pela Difel.


Revista Big Ode #7

Interessante o mais recente número da revista de poesia e imagem Big Ode, projecto de Rodrigo Miragaia com colaborações, neste dossier dedicado ao Sublime, de poetas e artistas europeus e americanos. Destaque para o artigo central, sobre Arte Postal.

Sem comentários: